quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Início

A Revolução Francesa é o nome que é dado a um período entre a convocação dos estados gerais e o golpe de 18 de Brumário (9 de novembro)
Por volta de 1780, a França estava dividida em três ordens (estados): Primeiro Estado, composto pelo clero, Segundo Estado, composto pela nobreza e o Terceiro Estado, constituído pela Burguesia e as demais camadas populares. Apesar da inovações ocorrida no século e dos pensamentos iluministas que nasceram no país, a França  mantinha as suas bases da monarquia do Antigo Regime.
No final do século XVIII a França sofreu com uma grave crise econômica devido as baixas colheitas e a união com as 13 colônias americanas na guerra da independência, isso gerou preços altos, fome nas famílias mais pobres e a queda da arrecadação de impostos recolhidos pelo governo.
A solução para a crise era a reforma fiscal, o que significava acabar com os privilégios dos Primeiro e Segundo Estados. Clero e a Nobreza,não dispostos a abrir mão de seus privilégios, propuseram a votação por estado para decidir se existiria uma reforma ou não. Como o Terceiro Estado era mais numeroso e ganharia na votação individual, mas na votação por Estado perdia para o Primeiro e Segundo Estados unidos. A votação por estado prevaleceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário